quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Ferramentas de Testes em Aplicativos para Celular

De acordo com o artigo anterior sobre Automação dos Testes em Aplicativos para Celular que relata sobre a importância de realizar testes automáticos em aplicativos para celular, segue abaixo uma lista das principais ferramentas com este propósito. Algumas das ferramentas são pagas, mas possuem a versão trial e outras são open source.

Ferramentas Open Source:

  1. Appium: é uma ferramenta que permite realizar testes funcionais automáticos em Mobile Web (navegador), Android App ou iOS App. O seu diferencial é que os testes podem ser escritos independentes da plataforma do sistema a ser testado, seja ele Android ou iOS.
  2. Selendroid: com esta ferramenta é possível realizar testes em Android App (nativo ou híbrido) e Mobile Web. O celular deve estar conectado ao computador durante os testes.
  3. TestingWithFrank: é basicamente uma ferramenta equivalente ao Selenium, só que para aplicativos de iOS. Ela reúne várias ferramentas open source, como: UISpecCocoahttpserver Cucumber. O objetivo dela é automatizar os testes de aceitação através da interface gráfica para um aplicativo de iPhone ou iPad.
  4. Monkey Talk: esta ferramenta pode ser usada para automatizar testes funcionais para iOS e Android. Ela dá suporte a JavaScript e pode ser integrado ao Eclipse. Em 2015, esta ferramenta se tornou um produto da Oracle.
  5. NativeDriver: é uma implementação da API de WebDriver e está trabalhando em drivers para Android, iOS e Windows Mobile / Windows Phone. Em 2016, não encontrei mais o repositório do GitHub para esta ferramenta.

Ferramentas Pagas:

  1. Robotium: é uma ferramenta poderosa para escrever testes automáticos confiáveis ​​em um mínimo de tempo. Os testes são escritos em Java e há projetos para escrevê-los em outras linguagens como Python. Os testes não podem ser executados nos celulares, apenas no emulador.
  2. EggPlant: suporta várias plataformas de desenvolvimento móvel, tais como iOS, Android e Windows Mobile / Phone.
  3. Ranorex: ela pode ser usada para testar automaticamente aplicações para celular em iOS, Android e Windows 8. Ela permite gravar diretamente os seus testes no celular para construir seus testes.
  4. SilkMobile: ferramenta de automação de teste para web, iOS, Android, Blackberry e Windows Phone, que permite criar e executar os testes automatizados.
  5. SeeTest: ferramenta para iOS, Android, Blackberry e Windows Phone. Ela permite que você grave seus testes em dispositivos reais e pode ser usada para construir multi-plataforma de automação de teste suites.
  6. T-Plan Robot: é uma ferramenta para várias plataformas como Windows, Linux ou Mac. Realiza testes através de uma simulação da interface gráfica do aplicativo para celular, gravando em scripts os testes para que possam ser executados posteriormente. 

Atualização em 21/09/2016

6 comentários:

Diego Pasti disse...

Oi Anne,
Gostei do seu(s) blogs tenho pesquisado essa área de testes de software, integração e coisas mais..
Parabéns pelo trabalho estarei acompanhando seus blogs.

Mônica Costa disse...

Olá Anne, gostei muito do seu blog, quem sabe aqui eu conheça pessoas que utilize a Ferramenta Monkey, e que possa me ajudar a automatizar os testes na empresa em que eu trabalho.

Gleibson Carreiro disse...

Boa tarde Anne,

Por gentileza, você tem um modelo de plano de testes de gerador, backup, no-break e replicação de data center? Preciso desenvolver estes testes mas estou meio perdido.

Atenciosamente,

Gleibson Carreiro.

Anne Caroline disse...

Oi Gleibson,

Geralmente trabalho com testes de software em aplicações WEB, infelizmente não vou poder te ajudar.

Atenciosamente,
Anne Caroline

Gleibson Carreiro disse...

Boa tarde Anne,

OK, de qualquer forma agradeço o seu retorno.

Atenciosamente,

Gleibson Carreiro.

Luana Peixoto Annibal disse...

Olá Ana,

Meu nome é Luana e na empresa em que trabalho estamos iniciando a área de Teste.

Gostaria de conversar com você para, quem sabe, você me dar dicas de como iniciar essa área. Meu email é annibal.l.p@gmail.com

Desde já obrigada pela atenção

abs