O papel do testador de software

O testador de software é responsável por atividades dentro do processo de desenvolvimento que garantem a qualidade do sistema que está sendo desenvolvido. A atividade de teste geralmente começa a partir do momento que há um documento de especificação do sistema. Com o documento de especificação é possível realizar tarefas de inspeção da especificação, através de um checklist, garantindo que o documento esteja em conformidade.

Em seguida, o processo de elaboração de Roteiros de Teste é iniciado, seguido da revisão do roteiro, que é realizada por outro membro da equipe. Após o sistema estar rodando, os testes são executados, manualmente ou automaticamente, onde os resultados são registrados em um Relatório de Erros indicando se os testes passaram ou não. Este Relatório de Erros é passado para o desenvolvedor do sistema, para que sejam corrigidos os defeitos do sistema. Após a correção dos defeitos, o Roteiro de Teste é novamente executado a fim de verificar se os defeitos foram corrigidos ou se novos defeitos foram adicionados ao sistema.

Quando o sistema passa em todos os testes, ele pode ser enviado para a produção. Nem sempre o Roteiro de Teste cobre 100% das funcionalidades do sistema, por isso existem técnicas, roteiros e ferramentas que auxiliam na elaboração dos roteiros de teste, quanto maior a qualidade dos roteiros de teste, maior será a qualidade do sistema testado.

O testador geralmente tem atividades relacionadas aos testes de caixa-preta, ou seja, testes funcionais, onde o testador não tem acesso ao código do sistema, sendo o desenvolvedor responsável pelos testes de caixa-branca, que são testes realizados utilizando o código do sistema.


Vídeo sobre o tema: