i. Navegador: os sistemas web geralmente possuem comportamentos diferentes quando são visualizados em diferente navegadores. Com isso é importante criar um caso de teste para executar o sistema nos principais navegadores, por exemplo, IE7, IE8, Chrome, Firefox e Safari.
ii. Resolução do monitor: os sistemas web também podem ter exibições diferentes dependendo da resolução do monitor do usuário. Neste caso, é importante que seja criado um caso de teste para verificar o comportamento do sistema nas principais resoluções. Ex: 800x600, 1027x768. Existe um site que simula o sistema a ser testado nas diferentes resoluções (http://www.webconfs.com/web-page-screen-resolution.php).
iii. Perfil do usuário: Há sistemas que possuem diferentes perfis de usuários com diferentes privilégios. Neste caso, é importante criar diferentes casos de teste considerando na pré-condição o perfil do usuário. Inclusive deve haver casos de teste considerando que um usuário comum não pode acessar as funcionalidades de um administrador do sistema.
iv. Autenticação: Quando o sistema possui autenticação do usuário, é importante criar casos de testes para não permitir que um usuário não autenticado acesse o sistema.
v. Caracteres especiais: É importante criar casos de teste que verifiquem o comportamento do sistema quando são inseridos em campos de texto um link ou uma imagem. Pois, se o sistema processar o código HTML inserido, o link pode ser direcionado para um vírus ou para imagem indevida.
vi. Integridade dos dados: Verificar no banco de dados se os valores foram atualizados ou excluídos corretamente.
vii. Clique duplo: Ao criar um roteiro de teste para uma tela de cadastro, incluir um caso de teste que verifique o comportamento do sistema quando o usuário clica duas vezes no botão Salvar. Neste caso, o sistema não deve incluir 2 registros.
viii. Tempo de processamento: Verificar o tempo de processamento para carregar uma página ou um combo box não ultrapassa o tempo máximo esperado. No caso de listas, pode ser necessário incluir paginação para melhorar o tempo de processamento.
ix. Dados em uma tabela: Verificar se o texto contido em uma tabela possui alguma ordenação, se o alinhamento dos campos estão de acordo com o padrão especificado.
x. Alerta de Confirmação: É importante que hajam alertas de confirmação em botões cuja ação é de excluir ou cancelar uma operação. Criar casos de teste que verifiquem se ao clicar em 'Não', o sistema realmente Não Exclui ou Não Cancela a operação.
Redes Sociais