Casos de Teste Fundamentais II

Além dos Casos de Teste Fundamentais observados no outro post, podemos identificar outros casos de teste que também são imprescindíveis para um roteiro de teste de qualidade, são eles:

i. Navegador: os sistemas web geralmente possuem comportamentos diferentes quando são visualizados em diferente navegadores. Com isso é importante criar um caso de teste para executar o sistema nos principais navegadores, por exemplo, IE7, IE8, Chrome, Firefox e Safari.
ii. Resolução do monitor: os sistemas web também podem ter exibições diferentes dependendo da resolução do monitor do usuário. Neste caso, é importante que seja criado um caso de teste para verificar o comportamento do sistema nas principais resoluções. Ex: 800x600, 1027x768. Existe um site que simula o sistema a ser testado nas diferentes resoluções (http://www.webconfs.com/web-page-screen-resolution.php).
iii. Perfil do usuário: Há sistemas que possuem diferentes perfis de usuários com diferentes privilégios. Neste caso, é importante criar diferentes casos de teste considerando na pré-condição o perfil do usuário. Inclusive deve haver casos de teste considerando que um usuário comum não pode acessar as funcionalidades de um administrador do sistema.
iv. Autenticação: Quando o sistema possui autenticação do usuário, é importante criar casos de testes para não permitir que um usuário não autenticado acesse o sistema.
v. Caracteres especiais: É importante criar casos de teste que verifiquem o comportamento do sistema quando são inseridos em campos de texto um link ou uma imagem. Pois, se o sistema processar o código HTML inserido, o link pode ser direcionado para um vírus ou para imagem indevida.
vi. Integridade dos dados: Verificar no banco de dados se os valores foram atualizados ou excluídos corretamente.
vii. Clique duplo: Ao criar um roteiro de teste para uma tela de cadastro, incluir um caso de teste que verifique o comportamento do sistema quando o usuário clica duas vezes no botão Salvar. Neste caso, o sistema não deve incluir 2 registros.
viii. Tempo de processamento: Verificar o tempo de processamento para carregar uma página ou um combo box não ultrapassa o tempo máximo esperado. No caso de listas, pode ser necessário incluir paginação para melhorar o tempo de processamento.
ix. Dados em uma tabela: Verificar se o texto contido em uma tabela possui alguma ordenação, se o alinhamento dos campos estão de acordo com o padrão especificado.
x. Alerta de Confirmação: É importante que hajam alertas de confirmação em botões cuja ação é de excluir ou cancelar uma operação. Criar casos de teste que verifiquem se ao clicar em 'Não', o sistema realmente Não Exclui ou Não Cancela a operação.