Existem muitos motivos para implantar uma equipe de teste em uma empresa de construção de software. Várias empresas ainda não estão cientes da importância dos testes de software. No entanto, a maioria dos processos de desenvolvimento prevê atividades de verificação e validação, até mesmo em processos ágeis.
Quando um software é entregue para o cliente sem testes, ele pode causar vários problemas para a empresa que o desenvolveu, além dos prejuízos para o próprio cliente. Como existem vários tipos de teste de software, há empresas que preferem adotar os testes de unidade, realizados pelo próprio programador e outras empresas investem em testes funcionais, elaborados e executados por uma equipe de teste especializada.
Abaixo estão alguns motivos para implantar testes na sua empresa:
- Quando um produto não é testado, há uma grande chance deste produto possuir erros ou defeitos, assim este produto não vai satisfazer as necessidades o cliente.
- O cliente quando não está satisfeito com o produto dificilmente irá contratar novamente a empresa.
- Quando não há qualidade no produto, a empresa fica com imagem negativa, logo é necessário mais investimento em marketing.
- Se os erros são encontrados pelo cliente, o custo para corrigir estes erros é muito maior do que quando o sistema ainda está em desenvolvimento.
- Quando não há uma equipe para testar o sistema, o gerente exige dos programadores um sistema com qualidade, mas isso difícil, pois nem sempre conseguimos ver os próprios erros cometidos.
- Com os testes, é possível ter uma maior garantia de que o sistema não possui erros críticos, os quais, quando existem, podem causar grandes prejuízos para o cliente.
- Com os testes, novos clientes ficarão interessados em seus sistemas devido à recomendações.
- Com os testes, os programadores, apesar de parecer que não, ficam bem satisfeitos e motivados com os elogios ao sistema feitos pelo cliente, já que ele não encontra muitos bugs.
- Com os testes, minimiza-se a necessidade de atender telefones para ajudar os usuários a utilizarem o sistema, logo, menor custo com mão-de-obra para helpdesk.
- Quando há uma equipe de teste para testar o sistema, todos saem ganhando: o dono da empresa (menos gasto com marketing e mais prestígio para a empresa), o cliente (satisfação e confiança no sistema), os usuários (conseguem usar o sistema de forma útil e correta), os programadores (motivação por criar sistemas com qualidade) e os testadores (mais empregos).
O item 4 é um dos pontos mais importantes a ser levado em consideração, pois quando um sistema é entregue para o cliente sem ser verificado pela equipe de testes, ele passará para a etapa de 'manutenção' e nesta etapa, geralmente, a equipe que desenvolveu o sistema já é alocada para um novo projeto. Como não é possível prever a demanda de correções para o sistema, é provável que haja uma sobrecarga de novas tarefas para os desenvolvedores. Assim, o novo projeto começa a atrasar, pois parte da equipe terá que ser alocada novamente ao projeto antigo. Além disso, se a equipe que desenvolveu o sistema não trabalhar mais na empresa, então o custo para corrigir será ainda maior, pois um programador que nunca viu o sistema terá uma certa dificuldade para corrigir os erros do sistema, logo isso demanda mais tempo e consequentemente mais custo para a empresa.
Assim, é importante pensar duas vezes antes de decidir não colocar uma equipe de testes na sua empresa para testar todos os sistemas desenvolvidos. Motivos não faltam para criar agora mesmo uma equipe de teste. Se sua empresa já tem uma equipe de teste, esta deverá ser bem valorizada, pois talvez o futuro da empresa dependa desta equipe.
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