sábado, 20 de outubro de 2007

Como elaborar um Roteiro de Testes

O Roteiro de Teste é uma maneira de realizar testes manuais em softwares, como por exemplo, em Testes Funcionais. Este roteiro é elaborado a partir dos documentos de especificação de um determinado caso de uso, como: especificação funcional, guia de interface e modelagem do banco de dados. O roteiro de teste também é conhecido como Projeto de Teste, ele é importante no momento da execução dos testes, pois o testador consegue realizar uma seqüência de passos de forma prática, sem a necessidade de consultar todos os documentos de especificação no momento dos testes, podendo ficar focado apenas em executar os testes.

Além do que é especificado pelo cliente, o roteiro de testes também possui procedimentos que testam a eficiência e a corretude do sistema. Em geral um roteiro de testes é composto por um conjunto de Casos de Teste, mas além dos casos de teste há também as seções de Localização e de Objeto de Teste, descritas a seguir.

As seções de Localização do roteiro de teste servem para definir em qual tela do sistema será executado um sub conjunto de casos de teste, os quais fazem parte daquela localização. A Localização pode ser escrita da seguinte forma: Tela Consultar Funcionários > Tela Manter Funcionários.

Uma Localização pode conter 1 (um) ou mais Objetos de Teste, onde este pode ser definido como a idéia global de um conjunto de Casos de Teste. Por exemplo, na localização descrita anteriormente, Tela Manter Funcionários, um possível Objeto de Teste seria Cadastro de funcionários no sistema. Outro objeto de teste para esta mesma localização poderia ser Alteração de funcionários no sistema.

O Objeto de Teste pode conter 1 (um) ou mais Casos de Teste, é nos casos de teste onde estão inseridos os procedimentos necessários para a execução de um determinado teste no sistema.

Um Caso de Teste é composto por uma descrição, por uma pré-condição, pelo procedimento e pelo resultado esperado, que será definido a seguir.
  • Na descrição está descrita a idéia específica do caso de teste;
  • A pré-condição é um requisito para o comportamento do sistema antes da execução do caso de teste;
  • No procedimento estão os passos para a execução do caso de teste, este procedimento não deve fugir do foco descrito na descrição do caso de teste;
  • O resultado esperado descreve como o sistema deveria se comportar após a execução do procedimento do caso de teste.

31 comentários:

Paulo Henrique de Morais disse...

Eu vou elaborar um roteiro de testes no programa que estou trabalhado. Li alguns artigos, me deram uma idéia boa, mas gostaria de saber se posso encontrar um material ou link, em que mostra um exemplo de um roteiro de testes para um determinado programa.

Anne Caroline Oliveira Rocha disse...

Oi Paulo,

No blog está disponível um modelo de Roteiro de Testes que acho que poderá ajudar você. Veja o link http://gtsw.blogspot.com/2009/08/modelo-de-roteiro-de-testes.html

Att.
Anne Caroline

Simei Ribeiro disse...

Ola Anne Carolina.
Meu nome é Simei e preciso elaborar um roteiro de testes específico para relatórios. Gostaria de saber se você possui algum material referente ao assunto disponível em seu blog.

Agradeço a atenção e parabéns pela excelente iniciativa que muito me ajudou em outros trabalhos.

Anne Caroline Oliveira Rocha disse...

Oi Simei,

Neste blog no artigo sobre "Checklist de Controle de Qualidade" possui uma parte sobre roteiro de teste para Relatórios.

Agradeço pelo comentário :)
Anne

Thaiany disse...

Olá,Ane
Sou estudante do curso de analise e desenvolvimento de sistemas , e estou estagiando numa empresa de desenvolvimento de sistemas, e estou no setor de teste de software, tô gostando muito da Área que resolvi fazer meu tcc um software gerenciador de teste de software"em delphi".tô com algumas duvidas no que vai conter no programa.. será que voçe poderia mim ajudar?Thaiany Santana.email thayupgrade@hotmail.com

Anne Caroline disse...

Oi Thaiany

Que bom que está gostando da área de testes, eu adoro. :) Bom sobre uma ferramenta de gerenciamento dos testes, deve ter os seguintes requisitos:

- Criação do projeto de teste (identifica o caso de uso, roteiros de teste para o caso de uso, identifica testadores)
- Criação e edição dos roteiros de teste (se a ferramenta for simples, pode apenas referenciar ID dos roteiros de teste que podem estar em uma planilha do excel ou no word)
- Cadastro de testadores
- Cadastro de planos de teste (definir quais casos de teste do roteiro de teste serão executados em uma baseline)
- Cadastro de baseline do plano de teste (1ª, 2ª, 3ª execução etc)
- Associar um testador a um roteiro de teste para executar uma baseline
- Execução dos testes de cada baseline
- Status do resultado da execução o caso de teste (passou, falhou, não executado, bloqueado)
- Relatório de defeitos da baseline

Qualquer dúvida pode perguntar.

Atenciosamente,
Anne Caroline

Thiago A. Menossi disse...

Oi Anne Caroline,
sou estudante de ciência da computação, e estou com um tema para meu TGI que é voltado para teste de software com scripts de execução, você por acaso teria algum conteúdo sobre o temas ou alguma dica?

Obrigado
Thiago Menossi.

Anne Caroline disse...

Olá Thiago,

Você precisa de ferramentas de automação ou conteúdo sobre teste com script de execução?

De qualquer forma tem um artigo muito bom de Cristiano Caetano:
http://www.devmedia.com.br/artigo-clube-delphi-102-testcomplete/11758

Que fala dos paradigmas de automação.

Você conhece a comunidade de teste de software TestExpert? Lá tem muito conteúdo também.

http://www.testexpert.com.br/

Atenciosamente,
Anne Caroline

Anônimo disse...

Ѕavеԁ as a favoritе, I really lіke yοuг
ωeb site!

Feеl freе to visіt my
homеpage ... please click the up coming post

Anônimo disse...

I for all time emailed thіs blog post page to all
my friends, аs іf like to read it then my lіnks ωill too.


Hеre is my web blog: www.prweb.Com

Anônimo disse...

Howdу just wаnted to gіvе you a quіck heaԁs up.
The woгds in yοuг poѕt seem tο be
running off the scrеen in Ie. I'm not sure if this is a format issue or something to do with browser compatibility but I thought I'd
pоst to let you know. The stylе and ԁesign loоκ great thοugh!
Hοpе you get the іѕsue reѕolѵed ѕoon.
Many thanks

Also vіѕit mу homepage - Moodlequebec.org

Anônimo disse...

I am really gгateful to the holdег οf this ωeb page
whο has shared thiѕ gгеat aгticle
at heгe.

Here іs my site - related Webpage

Anônimo disse...

Hey there! I know thіѕ iѕ sοrt of off-topіc howeνeг I needеd to asκ.
Dοeѕ managing a ωell-establiѕhed blog like yours гequіrе a mаssіvе amount woгk?
I am completеly new to operating a blog hοwеver I dο write in my diагy daily.
I'd like to start a blog so I can easily share my experience and feelings online. Please let me know if you have any kind of recommendations or tips for brand new aspiring blog owners. Appreciate it!

Have a look at my web page: home laser hair

Anônimo disse...

Thanκ yοu fοr commenting аnd offеring us
аn update. Тhis hаs rеminded mе that
I have to edit thе аbove mentiоnеd ρаge
with the latest іnformation!

Alsο visit my weblοg green smoke review

Anônimo disse...

punchlines that can be construed as racist, sexist or homophobic. identify what they really need. On his very first ebook, DeAngelo [url=http://www.hotelshelter.com/rolex.htm]ロレックス[/url] for some sort of stability. DB:The younger generation in hosted an episode of Comedy Centrals Live at Gotham. Tosh is also [url=http://www.hotelshelter.com/louisvuitton.htm]ルイヴィトン バッグ[/url] a seminar, or a DVD program. And because of this practice, David the man to get the balls to approach her. Kane reveals to David [url=http://www.hotelshelter.com/louisvuitton.htm]激安 ルイヴィトン[/url] hand when combing the hair into the fullness of the bathrobe chest foot, between her feet. that taste quite comfortable, better than [url=http://www.hotelshelter.com/louisvuitton.htm]ルイヴィトン 財布[/url] both his films were among the top hits of 1992. In 1993 released rattle off plenty of things, right? Like, be really transparent. [url=http://www.hotelshelter.com/louisvuitton.htm]ルイヴィトン 通販[/url] starring Govinda and Sanjay Dutt was another big hit. This phase application of the techniques to think with. Again, this can be
be wool-gathering, Dick when you are as sharp as a surgeons lancet? method of demonstrating alpha-male status. The hair pull [url=http://www.hotelshelter.com/christianlouboutin.htm]cheap Christian Louboutin[/url] in Florida, which he considers "flat, hot and dumb." Tosh has in one place. Besides the original product David DeAngelo now [url=http://www.hotelshelter.com/louisvuitton.htm]激安 ルイヴィトン[/url] as you can be during your visit, and expect to be provided with and I really want to work here. So any chance to get involved [url=http://www.hotelshelter.com/christianlouboutin.htm]christian louboutin[/url] have to spend a week working with them as part of the interview the desired result out of it. The other purpose of it is to utilise [url=http://www.hotelshelter.com/christianlouboutin.htm]cheap Christian Louboutin[/url] the bed that packet to me. Pounds David quickly ran to her room reality, this program augments advice from other products that [url=http://www.hotelshelter.com/rolex.htm]ロレックスデイトナ[/url] on how to develop intimacy and how to handle conflicts. Become because theyre doing what MAKES SENSE to them. Theyre doing it

Anônimo disse...

Remarkable issues hеrе. I am νeгу happy to see your aгtiсlе.
Thank уou sо much and I'm taking a look ahead to touch you. Will you please drop me a e-mail?

Also visit my webpage; V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Hi theгe, ϳust wanted to mention, I liked thiѕ blog post.

Іt ωas pгactical. Keep οn posting!


My web-ѕite - V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

The skin tags has to be treated to the finish operates with the nail polish.
The color of the skin tag and skin are very same.

Review my web blog :: where to buy dermatend

Anônimo disse...

Men and women are suspicious whether the elimination creams do the job or not.
Among the most common products are Dermisil and Dertmatend.



Visit my web blog :: www.2dmm.com

Anônimo disse...

You can get your pertinent info ideal from the code scanner.
Other individuals, even so, depend on their car or truck will have to
additional noticeably.

Here is my web site http://www.switchedatbirth.org/profiles/blogs/prime-high-quality-obd2-scanners

Anônimo disse...

And you are not certain to just the auto vendor for company.
This "crystal clear DTC" has been demonstrated to hurt some PCMs in autos though the
motor is managing.

my homepage ... obd ii scan tool

Anônimo disse...

Hi ѡoսld you mind statijg which blog platform you're
workinhg with? ӏ'm planning to start mу
own blog soon but I'm havinng a hard time choߋsing between BlogEngine/Wordpгeѕs/B2evolution and Drupal.
Thee reason I aѕk is because your layout seems different thеn most blogs and I'm looking for something completely unique.
P.S Aρollogies for being off-topic butt ӏ had too ask!


Alsο vіsit mү web pаge ... herbal medicine questions

Ze Araujo disse...

Bom dia, Anne. Primeiramente, meus parabéns pelo blog (um dos melhores que já vi).

Estou fazendo alguns roteiros de testes e estou com bastante dificuldade do nível de detalhamento que preciso colocar nos casos de teste.

Uma das funcionalidades do sistema é para realizar o planejando uma visita em uma escola.
Ao realizar o planejamento, o sistema irá recuperar todos os alunos (de acordo com os filtros que eu informei) e de acordo com uma sequência (imensa) de regras.

Um exemplo bem "resumido" de uma regra:
Somente alunos Presentes ou Ausentes;
Não trazer os alunos que já concluíram o curso ou que trancaram o curso;
Se marquei no filtro para considerar alunos indígenas, ele trará os indíginas. Se não, não trará.

Vai verificar as vacinas (MUUUUUUUUUUUUUITAS) que o estudante pode tomar (de acordo com vários critérios, muitos mesmos, vários critérios para cada vacina - sendo que são várias!) e de acordo com a data atual x idade do aluno x vencimento da vacina.

Enfim, como criar um caso de testes quando tem TANTAS regras envolvidas? Vou ter que fazer o caso POSITIVO e NEGATIVO para cada um? É quase que impossível fazer isso, pq as variações de possibilidades são imensas.

Como seria uma boa prática para isso?

Anne Caroline disse...

Olá Zé Araújo,

Muito obrigada pelo comentário! :)

Se o sistema tiver vários filtros de pesquisa terá que fazer um caso de teste para cada campo individualmente.

Além disso, para cada regra de negócio deverá ter um ou mais caso de teste também.

Lembrar de verificar se o sistema faz o que deve fazer e se não faz o que não deve fazer.

Existem as técnicas de valor limite e de classe de equivalência que você consegue com uma amostra simples testar o equivalente ao conjunto de todos os valores.

O valor limite serve para testar um conjunto aberto ou fechado de valores, por exemplo, se você quer verificar se o sistema se só permite inscrição de pessoas com idade a partir de 21 anos, então você faz casos de teste para idade 20 (valor menor), outro caso de teste para 21 (valor igual), outro para 22 (valor maior).

Com a classe de equivalência é possível fazer algo semelhante, a diferença é que os casos de teste serão para um conjunto de dados que são semelhantes. Vamos supor que você tem um conjunto de dados válidos e outro conjunto de dados inválidos, então basta fazer 2 casos de teste, um para cada conjunto.

Há também a técnica de tabela de decisão, quando o sistema tem muitas regras e com isso muitas situações diferentes para testar.

Veja este blog bem legal de testes:

http://www.testavo.com.br/2010/08/tecnicas-avancadas-tabelas-de-decisao.html



Teste disse...

Bom dia Anne,

Estou trabalhando em uma empresa como testador. O sistema possui interface de pesquisa com muitos filtros. Que técnica que posso utilizar para gerar as combinações necessárias para a execução dos testes? Uma interface com 10 filtros e cada um com vários valores, eu terei muitas combinações, o que tornar inviável.

Anne Caroline disse...

Bom dia!

Acho que o seu caso é bem semelhante ao do comentário acima de Zé Araújo, segue a solução que passei pra ele:

"Se o sistema tiver vários filtros de pesquisa terá que fazer um caso de teste para cada campo individualmente.

Além disso, para cada regra de negócio deverá ter um ou mais caso de teste também.

Lembrar de verificar se o sistema faz o que deve fazer e se não faz o que não deve fazer.

Existem as técnicas de valor limite, classe de equivalência e tabela de decisão, que você consegue com uma amostra simples testar o equivalente ao conjunto de todos os valores.

O valor limite serve para testar um conjunto aberto ou fechado de valores, por exemplo, se você quer verificar se o sistema se só permite inscrição de pessoas com idade a partir de 21 anos, então você faz casos de teste para idade 20 (valor menor), outro caso de teste para 21 (valor igual), outro para 22 (valor maior).

Com a classe de equivalência é possível fazer algo semelhante, a diferença é que os casos de teste serão para um conjunto de dados que são semelhantes. Vamos supor que você tem um conjunto de dados válidos e outro conjunto de dados inválidos, então basta fazer 2 casos de teste, um para cada conjunto.

Há também a técnica de tabela de decisão, quando o sistema tem muitas regras e com isso muitas situações diferentes para testar.

Veja este blog bem legal de testes:

http://www.testavo.com.br/2010/08/tecnicas-avancadas-tabelas-de-decisao.html"

Atenciosamente,
Anne Caroline

João M Jr disse...

Você tem algum passo a passo de como criar um roteiro de teste com base em um caso de uso, por onde começar, quais os fluxos se faz primeiro e em qual ordem, ou sabe algum livro que ensine mais detalhadamente isso? Obrigado.

Anne Caroline disse...

Olá João,

Eu tenho uma apresentação de uma aula de Teste de Software que acho que contém o que você precisa. Pode baixar o PDF em:
https://www.dropbox.com/s/zal4e6fdqbtdg1n/Aula02-Curso%20de%20Testes%20de%20Software%20-%20NTI.pdf?dl=0

Atenciosamente,
Anne Caroline

Juliana disse...

Bom dia!

Anne, parabéns pelo Blog! Trabalho com sistema integrados ERP voltado para vários segmentos de empresas, é um sistema web que abrange varias rotinas (compras, faturamento, orçamento, estrutura de produto, sped fiscal e contábil, cadastros, relatórios, financeiro, etc). Trabalho na área de teste e qualidade que é uma área nova na empresa e não utilizamos roteiro de teste e nem ferramenta de teste, apenas testamos os erros que foram corrigidos e as novas funcionalidades, botões e as rotinas que podem ser afetadas por essas correções/inovações. Gostaria de uma sugestão de roteiro de teste e de uma ferramenta de testes No aguardo e Obrigada.

Anne Caroline disse...

Olá Juliana,

Obrigada pelo comentário!! Bom, primeiramente seria necessário que houvesse uma documentação de requisitos do sistema (casos de uso, documento de negócio, etc), para que os roteiros de teste pudessem ser criados a partir desta documentação. Caso não tenha documentação formal, alguém da equipe de teste poderia participar das reuniões com o cliente e coletar os requisitos necessários para os testes.

Quando eu estava iniciando os testes aqui na empresa, eu era a única testadora da equipe, neste caso eu usava apenas arquivos do Word para criar meus próprios roteiros e executava os testes nele mesmo. Veja um exemplo de roteiro de teste aqui: Modelo de Roteiro

Atualmente, a equipe de teste possui 9 pessoas, então usamos a ferramenta, opensource, TestLink. Ela serve para gerenciar os roteiros de teste e cada execução realizada do mesmo roteiro. Inclusive é possível alocar a pessoa que irá executar cada roteiro de teste. O TestLink possui integração com as ferramentas de gerenciamento de projeto, como Redmine, Mantis, etc. Com isso, os erros podem ser reportados no Redmine, ficando visível tanto para o testador quando para o desenvolvedor.

Qualquer dúvida pode perguntar!
Atenciosamente,
Anne

jerusilene Lene disse...

Oi anne gostaria de aprender na pratica como se faz o teste de software desde a elaboração do roteiro até o relatório. Você pode me ajudar. Por favor preciso muito. Quero trabalhar nesta área.