quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Modelo de Roteiro de Testes

Alguns leitores do blog pediram um modelo de roteiro de testes. Com isso está sendo disponibilizado um modelo que possui a mesma estrutura do roteiro de testes descrito no artigo "Como elaborar um Roteiro de Testes". Dentro do arquivo em anexo, além do modelo, há algumas instruções para um maior entendimento de como elaborar outros roteiros de teste.

56 comentários:

Dani Lins disse...

Adorei o modelo! Parabéns pelo blog! =D

Anne Caroline Oliveira Rocha disse...

Que bom que gostou Dani! Obrigada ;)

Júlia disse...

Anne adorei o blog!!!Muito massa você compartilhar seus conhecimentos e experiências com outras pessoas, vai nos ajudar muito, e ser reconhecida tb!PARABÉNS!

Anônimo disse...

A responsabilidade de criar o roteiro de teste é do testador? Apenas dele?

Anne Caroline Oliveira Rocha disse...

Bom, na verdade depende da equipe de testes formada na empresa. Há lugares em que existem vários papéis para os membros da equipe de teste, como: gerente de testes, arquiteto de testes, analista de testes, testador, etc.

Normalmente, a tarefa de criar o roteiro de testes, nos testes de caixa-preta, é do analista de testes.

No entanto, pode haver uma equipe com apenas dois papéis: gerente de testes e testadores. Neste caso, quem irá criar o roteiro de testes é o testador, como também será ele quem irá executar os testes e gerar o relatório de defeitos.

Nos testes de caixa-branca, quem irá criar o roteiro de testes é o desenvolvedor (programador) do sistema. Neste caso, os testes fazem parte do código e não terá a estrutura definida pelo modelo deste post.

Nos testes de aceitação, quem irá criar o roteiro de testes é o cliente.

Gaby disse...

Sou a unica pessoa de teste na empresa. Nunca teve teste aqui antes... Quer dizer, os testes eram feitos pelos próprios programadores. Mas Faz uns 2 meses que trabalho aqui... tenho como criar o roteiro sozinha? Ou é aconselhável ter alguém que domine melhor o sistema?

Anne Caroline Oliveira Rocha disse...

Oi Gaby,

Neste caso, para fazer o roteiro de testes é necessário que tenha uma documentação completa do sistema (especificação de caso de uso), pois é a partir dela que o testador vai poder saber qual o resultado esperado para cada caso de teste.

Além disso, ter experiência em testes é fundamental para criar casos de testes eficientes, ou seja, casos de testes mais prováveis de detectarem erros no sistema.

Respondendo à sua pergunta, você tem possibilidade sim de criar um roteiro de testes, basta seguir um modelo e tentar cobrir todas as funcionalidades presentes na especificação de requisitos.

Neste blog você encontrará algumas dicas e princípios que um testador deve seguir, mas somente a prática é que vai tornar você uma boa testadora.

Bem-vinda a área de testes!!! ;D Qualquer dúvida é só perguntar que respondo.

Denise Vaz disse...

Excelente iniciativa criar um blog sobre o assunto. Indicarei!
Parabéns!

Anônimo disse...

Legal o blog, seus posts foram importantes para um artigo sobre testes de softwares que iremos publicar no final do semestre.

Recomendei vcs como parceiros ok ?
http://taupado.blogspot.com

Obrigado e continuem postando

Anne Caroline Oliveira Rocha disse...

Ficamos muito felizes que este blog esteja sendo útil para vocês.

Agradecemos a parceria. :)

Leandro Pereira disse...

Parabéns pelo blog ! Achei hoje meio por acaso, mas fiquei impressionado com a qualidade do material. Vou indicar para conhecidos, pode ter certeza.

Anne Caroline Oliveira Rocha disse...

Que bom que gostou, comentários assim só nos motivam a continuar com o blog.

Obrigada!

Marcus Dratovsky disse...

Anne, o modelo que você desenvolveu é muito interessante e didático, mas tenho uma dúvida. Qual o critério que você utilizou para estabelecer a prioridade como baixa, média ou alta ? Como podemos definir esta criticidade lendo um caso de teste ? Você tem alguma metodologia para isso ?

Anne Caroline disse...

Olá Marcus,

Agradeço pelo comentário e respondendo a sua pergunta, geralmente o critério de criticidade varia de um projeto para outro, pois muitas vezes depende da importância de um determinado caso de uso para o sistema ou para o usuário.

Além disso, temos que ter em mente porque definir o critério Alto, Médio e Baixo para cada caso de teste. Pois, estes critérios indicam que um caso de teste é mais importante que outro e também que os casos de teste com criticidade "alta" devem ser executados sempre que possível, mesmo quando faltar tempo para testar.

Às vezes definimos que os casos de uso que possuem maior dependência com outros casos de uso são mais críticos e precisam ser testados com prioridade "alta".

Alguns casos de teste podem ser considerados com prioridade "baixa", por exemplo, casos de teste para testar a interface gráfica. Outros com prioridade "alta", os que envolvem cadastro e manutenção dos dados. Já um caso de uso de consulta pode ser considerado com prioridade "média".

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só perguntar! :)

Marcus Dratovsky disse...

Anne, sua resposta foi de grande valia, mas o que estou tentando definir é algo como fiz com casos de uso, veja:
Caso de Uso Simples - ATé 2 fluxos ou até 3 regras de negócios;
Caso de Uso Médio - De 3 até 6 fluxos ou de 4 até 9 regras de negócios;
Caso de Uso Complexo - Acima 6 fluxos ou acima 9 regras de negócios;

Será que conseguimos fazer isso com caso de teste ? Preciso de um critério que seja claro e objetivo e que possa ser medido antes do caso ficar pronto. Não me parece algo trivial, não acha ?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Seu material me foi muito útil. Obrigado e Parabéns!!!

Anne Caroline disse...

Que bom que foi útil. Obrigada!! :)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
karla viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
karla viana disse...

Olá ,Anne tudo bom?

Sou nova em testes de software me indicaram seu blog muito bom , ajudou bastante em algumas situações!! Parabéns sempre atualize , mais Anne me diz uma coisa fazer roteiro de testes sem casos de testes e possível? que sou a unica de testes na empresa,esse roteiro era para testar regra de negocio sem caso de testes feitos e possível??

karla viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anne Caroline disse...

Oi Karla,

Que bom que o blog está sendo útil para você. :)

Sobre o roteiro de teste, ele é composto por casos de teste. Não é possível fazer roteiro de teste sem caso de teste.
No caso do Modelo de Roteiro de Testes disponível no blog, ele contém exemplos de como descrever um caso de teste.

No blog você pode ver o post: Como Elaborar um Roteiro de Teste

Talvez sua pergunta seria: É possível 'executar' testes sem ter um Roteiro de Teste?
A resposta é Sim. Mas, você tem que saber quais as regras de negócio em mente ou descritas em algum documento. No caso, você irá utilizar o sistema como se fosse o usuário final e verificar se em alguma operação ocorre algum erro ou exceção.

Não aconselho fazer a execução de testes sem ter um roteiro, pois o roteiro de teste serve para garantir que as regras de negócio e as funcionalidades que o cliente deseja estejam no sistema de forma correta, completa e consistente.

Geralmente, um roteiro de teste (que é composto por casos de teste) é criado a partir de um documento de especificação de caso de uso do sistema.

Bom, espero ter ajudado. Qualquer dúvida entre em contato.

Abraços
Anne Caroline

karla viana disse...

Claro com certeza, com certeza sua opinião é valido claro!!mais vou dar uma olhada no link que vc me recomendou..

Abraços

alessandra disse...

Nao consigo baixar. Pode disponibilizar novamente?
Agradeço.

willian disse...

Anne,

Primeiramenta, mais uma vez o seu trabalho está muito bom. Para o Caso de Teste. Vc elabora algum tipo de diagrama para ele, como?

willian disse...

Anne,

Apenas um complemento da pergunta anterior. Como vc obtém os Casos de testes a partir da especificação
de casos de uso?

Anne Caroline disse...

Olá Willian,
Agradeço os comentários. Respondendo as suas perguntas, não uso diagramas para elaborar o caso de teste, eles são criados a partir da especificação de caso de uso. É bem simples, para cada fluxo pricipal, alternativo e de exceção eu crio pelo menos 1 caso de teste, assim garante a completude dos testes com relação ao caso de uso. Além dos casos de teste de regra de negócio, também crio outros casos de teste para verificar a segurança da aplicação.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só mandar :)

ricavalim disse...

Olá.
Achei o seu blog excelente e de extrema valia.
Estou indicando a área de testes da empresa.
Fui tentar baixar o arquivo e esta dando erro "Forbiden", poderia me informar um outro caminho ou até mesmo me enviar por e-mail?
Grande abraço e parabens pelo excelente trabalho.

Ricardo Valim

Anne Caroline disse...

Oi Ricardo,

Já atualizei o link, agora está funcionando. Obrigada por avisar.

Anne Caroline

Moisés disse...

Olá Anne...
Gostaria de saber como começar um roteiro de testes por processo. ex: Processos de desenvolvimento de produtos, comercial, financeiro etc!!
Aqui na empresa sou novo na parte de testes, nunca ninguem imprementou aqui, e esses testes preciso fazer sem olhar no sistema, e como o sistema deve ser feito!! Se vc puder passar algum email para agente se comunicar...Obrigado

Moisés

Anne Caroline disse...

Olá Moisés,

Vocês têm alguma especificação do sistema a ser testado? Com a especificação você poderá criar roteiros de teste funcional. Você pode se basear no post deste blog sobre Checklist de controle de qualidade e Casos de Teste fundamentais para ter ideias dos casos de teste que você vai colocar no seu roteiro. O sistema a ser testado é WEB ou Desktop?

Meu contato é:
gtsw [@] annecaroline [.] net

Moisés disse...

Olá Anne...

Intão eu so tenho a relação dos processos.. ex: Desenvolvimento de Produtos os processos incluidos são: Grupo de materia prima, cadastro de materia prima e etc... o sistema que estou testando é Desktop!!
eu te enviei por email tb, se quiser vamus nos comunicar por la...

Obrigado Anne

Moisés

Cleiton Ferreira disse...

Ótimo blog, parabéns pelo sucesso e por compartilhar...

Anônimo disse...

D'amour heyday, a construction gang turned up to start edifice a forebears on the empty lot.

The 484678 [url=http://daclac.000space.com/abd.html]678546[/url] 398654 885494 [url=http://poa7.000space.com/ysd.html]236570[/url] heir a yourself's nearest's 5-year-old daughter as a consequence took an weight in all the

purposefulness on tranquil concourse on next door and drained much of each day observing the workers.

Anônimo disse...

Joined aeon, a construction comradeship turned up to start edifice a topic on the deficient in lot.

The [url=http://daclac.000space.com/jsd.html]209476[/url] 291013 [url=http://mios.my-board.org/osd.html]556500[/url] [url=http://poa7.000space.com/ysd.html]236570[/url] [url=http://daclac.000space.com/dan.html]737008[/url] children kinsfolk's 5-year-old daughter sequel took an excite in all the

business flourishing on next door and out much of each tryst observing the workers.

Anônimo disse...

Karen millen loophole peach on provides you with outstrip eminence evening dresses. Karen millen outlet dresses www.karen--millenoutlet.com are enthusiastic sale onto the epoch as far as something the [url=http://www.karen--millenoutlet.com/]Karen millen outlet[/url] exquisite workmanship. Be being presented up on!

Anônimo disse...

[url=http://aziatransbud.com.ua/autoservices.html]песок речной киев[/url]

Anônimo disse...

Boa tarde Anne tudo bem, estou começando agora na área de testes e qualidade, por acaso você me orientaria um material legal de estudo, pois me descobri na área. Abraços

Anônimo disse...

Once we go through the word the expression adore, not just in comparison to its an enchanting relationship having a different, but like a experiencing that is certainly engendered if you have miltchmonkey an even better connection with yourself way too ( blank ) or maybe being a a sense more significant unity household as well as human race ( blank ) it gets substantially more crystal clear that all everyone is looking for in your daily course is certainly appreciate.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]001[/url] brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino online[/url] manumitted no store perk at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino compensation
[/url].

Anônimo disse...

Olá Ana Carolina,

Parabéns pela postagem , gostei muito do seu blog. E já favoritei.

sou desenvolvedora de software, estou com uma oportunidade para testes. Realmente não sei por onde começar. Já li tanta coisa a respeito de testes, e gostaria de praticar a escrever testes manuais e funcionais que você postou o modelo de testes. Estou perdida. O que me sugere a começar?

Obrigada,

meu email: quelzita2008@gmail.com

Anônimo disse...

Ηi, і гead уour blοg οccasionally аnԁ і own a sіmіlar οnе аnd i was јust ωondering іf you get a
lоt of ѕpam commеnts? If so hoω dо you
stop іt, anу plugin оr anуthing you cаn advise?
I get so much lately it's driving me insane so any help is very much appreciated.

my page - click through the following Page

Anônimo disse...

This is very interesting, You're a very skilled blogger. I have joined your rss feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I have shared your website in my social networks!

Have a look at my homepage ... tao of dating pdf

Anônimo disse...

Ola, bom dia existe uma ferramenta de teste que seja compativel com um sistema lotus Notes? ou Que ajudem a melhora os teste? e um bom dia.

Rogerio Sobreira disse...

Ana,

O link está informando que não tem permissão para acessar o modelo. Algum problema no link de "Modelo do Roteiro de Testes".

Forbidden

You don't have permission to access /~annec/roteiro/R.001_MODELO_ROTEIRO_v.1.doc on this server.

Apache/2.2.11 (Unix) mod_ssl/2.2.11 OpenSSL/0.9.8e PHP/5.2.3 mod_perl/2.0.4 Perl/v5.8.8 Server at www.dsc.ufcg.edu.br Port 80

Obrigado

Anônimo disse...

I just like the helpful info you supply on your articles. I will bookmark your
weblog and test again here regularly. I am moderately certain I will be informed lots of new stuff proper here!
Best of luck for the next!

Also visit my web page; karen millen uk

Anônimo disse...

Hi, its pleasant post regarding media print, we all be aware of media is a enormous source of data.


Here is my blog post: karen millen sale

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Likewise, these guys may possibly quite possibly be to the really top of the construction.

For heavy athletes and walkers, one particular Nike Shocks NZ 2.
0 SI is great. Discover Low cost Christian louboutin shoes
Heels from our shop. Very missing in other vacuum cleaner accessible.
http://hackerwiki.org/index.php/Benutzer:DonnyBeac

Anônimo disse...

All car cars have jolt absorbers that give
a smooth ride your bike. No word on price, but we expect to
see them to be about $80-100. It is a combination of fashion and luxury that characterized it and made the device popular.
It had become a much known fashion icon itself.
http://mickross.com/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=35528

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
visionfox disse...

Olá, bom dia gostaria de saber como fazer uma integração entre o testelink e o redmaine. ou se já foi feito isso usando as novas versões de cada. Agradeço desde já.

Patricia Rodrigues Alves disse...

Anne Tudo bem?
Não consigo baixar o documento.