i. Layout: no início de cada roteiro de teste, é necessário que sejam feitos casos de teste específicos para o layout de cada tela do sistema.
ii. Campos obrigatórios: casos de teste que verificam se os campos obrigatórios estão sendo corretamente tratados. Por exemplo: Verificar se ao deixar um campo obrigatório em branco se está aparecendo a mensagem.
iii. Máscara: Verificar se os campos estão sendo preenchidos com suas respectivas máscaras. Por exemplo: O campo CPF deve ser preenchido com a máscara NNN.NNN.NNN-NN
iv. Valores permitidos: Verificar se os campos estão sendo validados no caso de receberem valores não permitidos. Por exemplo: campos numéricos não devem aceitar caracteres especiais e/ou letras.
v. Valores nulos: Verificar se um campo que só pode aceitar valor maior que zero, se estão aceitando valor menor ou igual a zero.
vi. Valores limite: Verificar qual o valor máximo e mínimo permitido para certo campo. Testar se ao inserir um valor fora do limite se está aparecendo a devida mensagem.
vii. Verificação de caracteres especiais: Verificar se os campos de texto estão aceitando caracteres especiais.
viii. Validação de campos (Data, CPF, CNPJ): Verificar se foi digitado uma data, CPF ou CNPJ válido.
ix. Eventos do mouse: Realizar testes que copiam textos com o mouse e colam e verificar se estes campos estão sendo validados corretamente.
x. Espaços em branco: Num campo obrigatório, preencher com espaços em branco e verificar se o sistema detectou que o campo estava vazio.
xi. Ortografia: Verificar a ortografia de todo e qualquer texto do sistema, inclusive de mensagens de alerta.
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