sábado, 28 de junho de 2014

Sobre Automação dos Testes em Aplicativos para Celular

 Cada vez mais aplicativos para celular são criados e utilizados por muitas pessoas em seus tablets e smartphones. Desenvolver e realizar testes nestes aplicativos de forma ágil para que eles sejam lançados de forma satisfatória e rápida não é fácil.

Para que uma empresa de aplicativos se mantenha no mercado, é importante que ela possua boas avaliações de seus usuários. Pois, caso contrário, poucos irão se interessar pelos produtos com baixa avaliação e pesquisarão pelos mais bem avaliados.

O que pode influenciar nas avaliações destes aplicativos, além da sua utilidade e facilidade de uso, é o número de falhas que ocorrem para os seus usuários. Se o número de falhas for muito alto, os usuários vão desinstalar o aplicativo e fazer um comentário negativo sobre aquele produto.

Com isso, testes funcionais são bem relevantes para que as empresas consigam se manter no mercado, lançando novos aplicativos e mantendo nele os que já produziram. Os testes funcionais ajudam a equipe a identificar o quanto antes se o aplicativo se comporta conforme o esperado e se não produz nenhuma falha durante o seu uso.

Desta forma, quando se inicia um projeto de desenvolvimento de aplicativos para celular é importante fazer um planejamento de quais tipos de testes serão realizados, como e quando serão testados e até mesmo se será necessário automatizar algum teste.

Realizar teste em um aplicativo é equivalente a fazer testes em uma aplicação web. No entanto, a frequência em que os aplicativos são atualizados é muito maior do que as aplicações web. Isto indica, que frequentemente uma versão daquele aplicativo foi lançada, logo, novos testes tiveram que ser realizados, a fim de verificar se houve alguma falha naquela nova versão.

Diante de tantas atualizações nos aplicativos, é mais indicado que sejam realizados testes automáticos, já que o teste manual demanda muito tempo. Devido a isto, seria inviável realizar testes de regressão diariamente, antes que cada versão fosse lançada.
 
Alguns desafios também são enfrentados durante os testes automáticos, como por exemplo, testar funções que utilizam o GPS, testar o comportamento do aplicativo quando a bateria está com carga baixa, entre outros.

Vale ressaltar que há aplicações que são simples o suficiente para não necessitarem de testes automáticos. Pois, os testes manuais podem ser realizados em pouco tempo. Outro cenário importante a ser considerado é a realização de testes automáticos de forma parcial, apenas nas partes do aplicativo que demandem rotinas repetitivas e com alto custo para realização dos testes.
 
Fonte: Schladebeck, A., Tiede, M. Automated Acceptance Tests for Mobile Applications: Thoughts on Test Strategy. Artigo publicado na revista Testing Experience, Pág. 34-38, Edição nº 26, Alemanha, Junho 2014.

9 comentários:

Isadora Guimarães disse...

Olá Anne,

Você indica alguma ferramenta para automação dos testes de apps para celular?

Obrigada,
Isadora.

Anne Caroline disse...

Oi Isadora,

Obrigada pelo comentário. Fiz um novo artigo sobre as ferramentas para teste de aplicativo de celular.

Segue:
http://gtsw.blogspot.com.br/2014/08/ferramentas-de-testes-em-aplicativos.html

Atenciosamente,
Anne Caroline

Kaue Bariani disse...

Anne,

Eu vi o post masa as ferramentas não ajudaram.

Você conhece alguma GUI record ? Utilizar a ferramenta no mac e gravar scripts utilizando o device(Celular) para gravar ?

Valeu.

Abs,

Anne Caroline disse...

Olá Kaue,

Além das ferramentas que citei no outro post, há também a ferramenta TestComplete. Ela não é Open Source, mas tem a versão Trial. Não sei se vai ser útil para o que você precisa.

Atenciosamente,
Anne Caroline

Kaue Bariani disse...

Anne,

Gostei da ferramenta, porem, roda so em windows.

Teria alguma em MAC ?

Abs

Anne Caroline disse...

Kaue,

Acho que encontrei a ferramenta que você precisa. Dá uma olhada na T-Plan Robot. Ela roda em qualquer plataforma, Windows, Linux, Mac etc. Além disso, realiza os testes via interface gráfica, simulando o aplicativo de celular no Mac. O site é bem completo, com vários vídeos e tutoriais. Lá tem a versão Trial.

Veja o link:
http://www.t-plan.com/tplan_robot_mobile.html

Atenciosamente,
Anne

Kaue Bariani disse...

Obrigado Anne.

Vou dar uma analisada na ferramenta.

Obrigado Pela ajuda.

ANY CAROLINE LESSA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Barreto disse...

Anne,

Eu gostaria de conversar com vc sobre a possibilidade de testar um app. Como posso entrar em contato com vc.

Grata,

Sandra