Sobre Automação dos Testes em Aplicativos para Celular

 Cada vez mais aplicativos para celular são criados e utilizados por muitas pessoas em seus tablets e smartphones. Desenvolver e realizar testes nestes aplicativos de forma ágil para que eles sejam lançados de forma satisfatória e rápida não é fácil.

Para que uma empresa de aplicativos se mantenha no mercado, é importante que ela possua boas avaliações de seus usuários. Pois, caso contrário, poucos irão se interessar pelos produtos com baixa avaliação e pesquisarão pelos mais bem avaliados.

O que pode influenciar nas avaliações destes aplicativos, além da sua utilidade e facilidade de uso, é o número de falhas que ocorrem para os seus usuários. Se o número de falhas for muito alto, os usuários vão desinstalar o aplicativo e fazer um comentário negativo sobre aquele produto.

Com isso, testes funcionais são bem relevantes para que as empresas consigam se manter no mercado, lançando novos aplicativos e mantendo nele os que já produziram. Os testes funcionais ajudam a equipe a identificar o quanto antes se o aplicativo se comporta conforme o esperado e se não produz nenhuma falha durante o seu uso.

Desta forma, quando se inicia um projeto de desenvolvimento de aplicativos para celular é importante fazer um planejamento de quais tipos de testes serão realizados, como e quando serão testados e até mesmo se será necessário automatizar algum teste.

Realizar teste em um aplicativo é equivalente a fazer testes em uma aplicação web. No entanto, a frequência em que os aplicativos são atualizados é muito maior do que as aplicações web. Isto indica, que frequentemente uma versão daquele aplicativo foi lançada, logo, novos testes tiveram que ser realizados, a fim de verificar se houve alguma falha naquela nova versão.

Diante de tantas atualizações nos aplicativos, é mais indicado que sejam realizados testes automáticos, já que o teste manual demanda muito tempo. Devido a isto, seria inviável realizar testes de regressão diariamente, antes que cada versão fosse lançada.
Alguns desafios também são enfrentados durante os testes automáticos, como por exemplo, testar funções que utilizam o GPS, testar o comportamento do aplicativo quando a bateria está com carga baixa, entre outros.

Vale ressaltar que há aplicações que são simples o suficiente para não necessitarem de testes automáticos. Pois, os testes manuais podem ser realizados em pouco tempo. Outro cenário importante a ser considerado é a realização de testes automáticos de forma parcial, apenas nas partes do aplicativo que demandem rotinas repetitivas e com alto custo para realização dos testes.
Fonte: Schladebeck, A., Tiede, M. Automated Acceptance Tests for Mobile Applications: Thoughts on Test Strategy. Artigo publicado na revista Testing Experience, Pág. 34-38, Edição nº 26, Alemanha, Junho 2014.