Como elaborar um Roteiro de Testes

O Roteiro de Teste é uma maneira de realizar testes manuais em softwares, como por exemplo, em Testes Funcionais. Este roteiro é elaborado a partir dos documentos de especificação de um determinado caso de uso, como: especificação funcional, guia de interface e modelagem do banco de dados. O roteiro de teste também é conhecido como Projeto de Teste, Especificação de Teste ou Script de Teste. Ele é importante no momento da execução dos testes, pois o testador consegue realizar uma sequência de passos de forma prática, sem a necessidade de consultar todos os documentos de especificação no momento dos testes, podendo ficar focado apenas em executar os testes.
Além do que é especificado pelo cliente, o roteiro de testes também possui procedimentos que testam a eficiência do sistema. Em geral um roteiro de testes é composto por um conjunto de Casos de Teste, mas além dos casos de teste há também as seções de Localização e de Objeto de Teste, descritas a seguir.
As seções de Localização do roteiro de teste servem para definir em qual tela do sistema será executado um sub conjunto de casos de teste, os quais fazem parte daquela localização. A Localização pode ser escrita da seguinte forma: Tela Consultar Funcionários > Tela Manter Funcionários.
Uma Localização pode conter 1 (um) ou mais Objetos de Teste, onde este pode ser definido como a ideia global de um conjunto de Casos de Teste. Por exemplo, na localização descrita anteriormente, Tela Manter Funcionários, um possível Objeto de Teste seria Cadastro de funcionários no sistema. Outro objeto de teste para esta mesma localização poderia ser Alteração de funcionários no sistema.
O Objeto de Teste pode conter 1 (um) ou mais Casos de Teste, são nos casos de teste onde estão inseridos os procedimentos necessários para a execução de um determinado teste no sistema.
Um Caso de Teste é composto por uma descrição, por uma pré-condição, pelo procedimento e pelo resultado esperado, que será definido a seguir.
  • Na descrição está descrita a ideia específica do caso de teste;
  • A pré-condição é um requisito para o comportamento do sistema antes da execução do caso de teste;
  • No procedimento estão os passos para a execução do caso de teste, este procedimento não deve fugir do foco descrito na descrição do caso de teste;
  • O resultado esperado descreve como o sistema deveria se comportar após a execução do procedimento do caso de teste.




Quero compartilhar com vocês este momento tão esperado: O lançamento do meu livro Simplificando Teste de Software. Ele foi escrito com o objetivo de compartilhar minha experiência sobre teste de software com as pessoas que estão iniciando na área de TI. Espero que este livro possa contribuir na sua carreira.

Se desejar adquirir este livro, acesse este link:

Vídeo sobre o tema: