Pontos importantes sobre testes de aplicativos para celular ou tablet (mobile)

Atualmente, está bem comum o uso de celulares ou tablets com muitos aplicativos (mini-computadores). Geralmente, quem desenvolve aplicativos para estes aparelhos querem que eles sejam um sucesso, mas para isso é necessário testar muito. Pois, caso a aplicação possua muitos bugs, ninguém vai querer baixar, já que a nota de avaliação irá lá para baixo.

Antes de pensar em testar estes aplicativos, é importante ter em mente as categorias de aplicações para celular, que são: Aplicações baseadas em navegador; aplicações pré-instaladas e Aplicações instaláveis.

Se a aplicação do celular for para ser acessada em um navegador, é necessário verificar se a página não foi criada com uma grande quantidade de dados, por exemplo, com imagens em alta resolução. Isto é importante pois se o usuário estiver usando a internet disponível no celular, geralmente ela é lenta e algumas vezes o custo da internet é de acordo com a transferência de dados. Além disso, os dados geralmente não são armazenados em cache, isso significa que a cada acesso o usuário terá que esperar novamente o carregamento da página, a não ser que o usuário configure isso no navegador. Ainda para aplicações para navegador, verificar se a página se adapta à tela do celular, que geralmente é pequena.

As aplicações de celular que já vêm instaladas, geralmente são aplicações de configuração do aparelho, elas não podem ser desinstaladas, nem removidas e também não precisam de atualizações. Estas aplicações precisam ser muito bem testadas pelo fabricante do aparelho, porque qualquer erro poder ser crítico para o funcionamento do celular.

No caso de uma aplicação que é instalada pelo usuário, às vezes elas requerem internet ou atualizações constantes para um bom funcionamento. Geralmente, estas aplicações estão disponíveis em uma loja de aplicativos (App Store or Market) ou podem ser transferidas via cabo USB diretamente de um computador. Elas podem também ser transferidas via Bluetooth, Infra-vermelho ou via Rede Wireless (usando outros aplicativos).

Alguns dos aparelhos possuem touch screen (o toque na tela) como entrada de dados, seja para passar a página de um livro ou para clicar em um link de uma página WEB. Há muitas dúvidas de como realizar testes para estes tipos de aplicativos com touch screen. Pode-se dizer que muitos dos testes realizados para sistemas WEB ou Desktop podem ser utilizados nestes aplicativos, por exemplo, validação de campos, ortografia, etc.

Entretanto, para aplicativos em celular ou tablet, algumas preocupações a mais são necessárias, como por exemplo o processamento, o consumo de bateria, a quantidade de armazenamento de dados, entre outros. O processamento é um item bem importante, já que muitos aparelhos de celular não possuem processadores velozes e ninguém vai querer usar um aplicativo que deixe o celular lento, não é?